Um ponto de meditação

Em meio ao cerrado altivo, à rasa sombra de suas árvores cheias de raça na secura que as retorce e enruga, em pleno coração da Chapada dos Veadeiros, ergueu-se uma casa residencial que frutificou em verdadeiro “templo”: tornou-se um espaço de beleza sem fim dedicado ao crescimento pessoal e à expansão da consciência.

O DHYAN - Ponto de Meditação nasceu sem que seus sonhadores o tivessem sonhado. Hoje, atrai centenas de pessoas do Brasil e países vizinhos desde que foi inaugurado em 2014.

Niranjana (Mila Petrillo) é fotógrafa de muitas artes e prêmios; Bhaskar, seu parceiro, é jornalista, diretor de ONGs... ambos sempre viveram uma caminhada que mesclou dedicação à carreira profissional, ativismo em cultura e direitos humanos, o amor aos filhos e netos, e a meditação. Discípulos de Osho há 30 anos, devotos de Sri Amma Bhagavan, em sua caminhada no entanto há algo que nunca ocorreu com eles: jamais imaginaram sair de onde estavam (Brasília) para viver aqui, entre as montanhas, rios, cachoeiras e pássaros do Povoado do Moinho (a 300 km de Brasília, nas entranhas de Alto Paraíso.)

- “É uma boa idéia, viver assim, em lugar tão incrível, claro que é uma boa idéia... mas nunca passou por nossas cabeças viver aqui”, diz Bhaskar.

Mas aconteceu que o espaço da espiritualidade cresceu, pediu mais oxigênio.... o casal foi migrando de uma vida muito executiva para uma vida...bom, ainda muito executiva (não param!!) mas agora atendendo os visitantes do DHYAN para retiros de meditação ou viajando com seus trabalhos por toda a América Latina.

- “Foi acontecendo... – diz Niranjana”. “Transformações interiores se aceleraram com as práticas de meditação e Diksha e de repente havia um chamado para viver aqui, nesta floresta de cerrado, sob este céu mágico, de um azul misterioso”, se espanta Niranjana com o destino.

- ”Nem imaginamos viver aqui e muito menos pensamos em nos dedicar tão integralmente a compartir o ensinamento e a prática da meditação, digamos que profissionalmente”, completa Bhaskar.

A casa que era pra ser casa foi desenhada pela filha de Niranjana, a arquiteta e também fotógrafa Rayssa Coe. Parece que só ela, em algum lugar muito íntimo, sabia que sua criação iria se tornar um abrigo para quem busca conhecer sua real natureza, para quem quer “voltar pra casa”. Diz Rayssa: “Ao pisar no terreno para definir a localização, fui arrebatada pela beleza do lugar e a vontade de trazer a natureza para dentro da casa. O resto foi traço e amor”.

A casa virou templo, o DHYAN abrigou o Oneness Satsang Center – Moinho (cardápio de atividades da O&O Academy) e algumas amigas de jornada espiritual se tornaram sevaks: Cristina, Rashmi, Nityananda, Nilaya e Sama escolheram o DHYAN para fazer a mais efetiva das meditações, o SEVA - serviço voluntário. São elas – profissionais de ramos diversos, vivendo em distintas cidades - que encontram tempo e alegria para manter o centro andando, com beleza e organização. Outros Sevaks apóiam os trabalhos servindo em retiros específicos.

ENERGIA

O trabalho de Bhaskar e Niranjana, em retiros e campos de meditação, mescla a experiência de ambos: as práticas e ensinamentos da O&O Academy (Índia) e de Sri Amma Bhagavan tais como a celebração da Diksha, da OM – Oneness Meditation e o processo das Câmaras Sagradas; e ainda, as meditações passivas e ativas de Osho, além de influências de outras escolas e mestres da espiritualidade.

Em atmosfera alegre e amorosa, os retiros e campos de meditação são jornadas para a expansão da consciência e o florescimento do coração. Buscam a vivência do estado meditativo, que libera de condicionamentos e crenças, que transforma de verdade.

A Diksha (ou Benção da Unidade) é uma transmissão de energia. Em todo o mundo milhares e milhares de pessoas transmitem e recebem a energia que é canalizada por Sri Amma e Sri Bhagavan, fundadores da Oneness University (Índia), que acelera a dinâmica de transformações neurobiológicas que correspondem ao “despertar espiritual”. A Diksha está sempre presente nos trabalhos.

Uma de suas variedades é a OM – ONENESS MEDITATION: uma prática que propicia enorme abertura de coração e estado de amor incondicional, na qual a transmissão de energia se dá através dos olhos.

- “A OM é uma meditação e é também uma benção, porque presenteia o participante com revelações importantes sobre padrões pessoais a serem observados. Mais que isso, cria uma onda de tanto amor próprio que este olhar interior torna-se tranqüilo e libertador”, afirma Bhaskar – um dos poucos no mundo iniciados por Sri Bhagvan para este fim.

PRECE

Uma das atividades mais procuradas no DHYAN é o processo das Câmaras Sagradas: um espaço e um processo de oração. Nele, o participante conecta-se suavemente com seus sentimentos mais presentes e desde o coração encontra seus desejos mais verdadeiros de realização. São comuns os casos chamados “milagres” nos vários aspectos da realidade: relacionamentos, prosperidade material, saúde...

Criado por Sri Amma e Sri Bhagavan, o processo das Câmaras Sagradas é uma vivência de radiante conexão com a Divindade.

MEDITAÇÃO

Além dos retiros e campos de meditação, o recém inaugurado Jardim dos Mil Budas enche os olhos dos que chegam. Aos visitantes do DHYAN é sugerido que tragam uma imagem de Buda, já são mais de 400. Estas imagens recebem identificação com o nome de quem as trouxe e ficam morando no DHYAN, abrigados em jardim de muitas cores e luzes. Você se torna um Buda!

No Jardim dos Mil Budas meditam os participantes de todos os trabalhos... e aí relaxam no encontro com a natureza do Ser Original.

https://goo.gl/forms/rQbjL8MV2KnioULi2

dhyan.meditacao@gmail.com

https:// www.dhyanpontodemeditacao.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

DIREITOS AUTORAIS: nos termos da lei que resguarda os direitos autorais, é proibida a reprodução total ou parcial de fotografias sem a permissão, por escrito, do autor.